Temperamento

Um filhote oriundo de um bom programa de reprodução é extrovertido, muito amigável com pessoas e crianças, alerta e confiante no que faz. Um criador responsável jamais introduzirá em seu plantel um cão envergonhado/receoso/nervoso ao contato humano. Tão pouco um cão que apresente agressividade com humanos. São características de desvio de temperamento da raça, e inaceitável no circulo de criadores idôneos. Quando um criador lhe impor limites quanto a conhecer os pais de uma ninhada, desconfie. A raça é altamente devotada a sua “matilha” humana e canina. São cães que aceitam o adestramento de obediência, mas há de ser um treinamento firme, com muita paciência do adestrador e recomendado para a raça, pois é um cão com um alto grau de livre vontade. São cães de temperamento sensível, extremamente carinhoso e paciente com crianças, dispostos e atentos. Geralmente estão sempre alegres. Alguns indivíduos da raça são muito ativos e entusiasmados, enquanto outros são mais calmos. 

Algumas linhagens formam cães de guarda decente, mas não espere um cão de ataque. É um cão atento, e quando usado para fazer guarda impõe respeito pelo seu porte e aparência intimidador, e por ser parecido com seu primo Pitbull que criou uma reputação desfavorável. De qualquer forma, o AmStaff não deve ser um cão usado para guarda, e sim um cão socializado com muito convívio com humanos e outros animais. O AmStaff é um grande guardião da família, e a defendera como qualquer outro animal de convívio em bando. Mas o adequado é sempre o dono do cão, se impor como o líder da matilha, e defender o AmStaff de qualquer perigo. Assim seu cão sempre lhe reconhecerá como líder, o respeitando como protetor. 

Seu temperamento com crianças é bastante interessante, mas a supervisão é sempre boa. Por ser um cão robusto algumas brincadeiras podem acabar machucando uma criança. Há muitas raças que reagem com crianças correndo de uma forma negativa, ativando o cão a derrubar a criança, como se fosse uma presa. Os AmStaffs são cães que reagem muito bem a energia de crianças, e geralmente correm junto, mas não chegam a derrubar propositalmente como muitas raças perdigueiras ou de pastoreio fazem. Um cão bem socializado, e uma família que souber impor a liderança no cão, não terá problema algum na hora de introduzir um bebe a “matilha”. O AmStaff em pouco tempo vai entender o recém nascido como parte de seu bando e logo o defendera. Digo por experiência própria com meu filho, pois sempre que estamos em um ambiente aberto e meu filho se distancia, nosso cão logo muda de postura, e fica alerta a movimentação da criança. Nas noites da época quando meu filho era recém nascido, nosso fiel AmStaff por muitas vezes chegava ao lado de nossa cama, e resmungava, para nos acordar. Minutos depois o neném estava chorando no berço, em outras palavras, o cão já havia notado o neném acordado e vinha nos avisar. Pudemos até dispensar a barulhenta baba eletrônica por ter um fiel guardião da matilha!


Nenhum comentário: