AmStaff e Natação


A natação para os AmStaffs pode ser tão natural quanto para um pato ou como para uma pedra. São bons nadadores com largas patas, corpo musculoso que proporciona poderosas “braçadas”. Mas devido a sua estrutura pesada, e pouca gordura corporal, não tem boa flutuabilidade e perdem rapidamente calor do corpo. Basicamente, os que gostam de agua ao pararem de se nadar, afundam, e isso pode ser bastante assustador. Se o seu AmStaff gosta de agua e é bom nadador, nunca de as costas a ele, mantenha-o sempre em observação e esteja pronto a entrar na agua para evitar que ele se afogue.

Para quem quer introduzir uma atividade aquática a seu AmStaff, eu recomendo “praias”. Um local onde há um limite de terra e agua, e o cão podem caminhar na agua sentindo-se seguro e confortável. Já vi alguns AmStaffs terem suas primeiras experiências em agua em piscinas, e confesso, não foi bom. E quase nenhum destes cães é fã de agua. O meu inclusive, mas apenas de piscina que não tenha “pé” para ele. Geralmente no verão, jogamos uma espreguiçadeira na parte rasa da piscina, e o Netunão passa horas entrando e saindo da piscina, ficando apenas na espreguiçadeira!


Quando chegar a este local de aguas rasas, entre você na agua, seu AmStaff lhe seguira, especialmente se tiver com um brinquedo dele (de preferencia que flutue!). Quando ele entrar, premie-o com petisco ou agrados! Não o puxe, não o empurre na agua, não o arraste para agua, isso só fara com que ele não aprecie o momento. E é muito mais difícil tornar algo desagradável em um bom momento, ao transformar uma novidade em algo agradável! Quando ele já estiver confortável com a agua rasa, caminhe para aguas mais profundas, e cão lhe acompanhara, logo percebendo e aprendendo a como deixar seu queixo acima da agua. Antes que ele se sinta desconfortável, retorne para águas rasas, para que ele não ache a agua profunda desagradável, apenas uma novidade. A partir dai, o AmStaff com sua enorme curiosidade, vai querer voltar para aquela novidade. Permita-o explorar, ele vai definir os próprios limites. Logo seu AmStaff vai estar nadando “cachorrinho”. O melhor é deixar ele experimentar com paciência, é assim ele vai saber o caminho de volta a aguas rasas.

LEMBRE-SE UM CÃO SE AFOGA TÃO RAPIDAMENTE QUANTO UMA CRIANÇA!


Se você percebeu que seu cão gostou de agua, e tem piscina na sua casa, prepare alguma medida de segurança, como cercar a piscina, ou não deixar o cão ter acesso a esta sem supervisão. Existe no mercado escada para saída de piscinas. Mas não espere que seu cão saiba usa-la automaticamente, haverá necessidade de treinamento para usar este equipamento. O fabricante poderá lhe dar melhores respostas. Há também flutuadores que ajudam os cães com baixa flutuabilidade a nadarem.



Seque seu cão com grande atenção as orelhas. Se entrar em agua salgada ou salobra, de um banho com agua dose, pois o sal pode criar irritação à pele.

Os cães que não gostam de agua, respeite-os, caso contrario até um banho pode tornar-se algo extremamente chato e complicado! Se você tem uma vida muito aquática, e gostaria que seu cão lhe acompanhasse, o melhor é seguir os passos descritos acima, e ter paciência. Se isso não é o que tem em mente, de fato você precisa de um Labrador, um Cocker Spaniel ou um Golden Retriver, cães d’agua. 




Nenhum comentário: