Exercício. Quanto o seu cão precisa?

O quando um cão precisa de exercício é bastante relativo e particular a cada animal. O recomendado é um mínimo de duas caminhadas diárias. Se estas não podem ser longas, algum tempo solto em quintal é perfeito para um AmStaff. A vida de cidade grande acaba trazendo estes ativos cães a uma vida não tão cheia de exercícios, sendo estes restringidos a voltas ao quarteirão pela manha e a noite. Talvez com uma escapada na hora do almoço. Os cães que vivem em casa, e tem amplo quintal podem gastar parte de sua energia por lá. Mas tome cuidado, AmStaffs são muito inteligentes e ficar no quintal, não é tão interessante quanto sentir novos odores em uma volta ao quarteirão. Também não são cães que se exercitem espontaneamente ou por conta própria sem estimulo. Não espere que ele brinque com uma bolinha sozinho, ou corra pelo quintal sozinho.

© Motofish Images/Corbis

Uma forma bastante fácil de ver se o seu cao esta tendo exercício o suficiente são os momentos que proprietários experientes de AmStaffs chamam de Yahoo ou Doidera. Você estará tranquilo lendo uma revista ao final do dia, e de repente seu cão passa voando a sua frente, desliza pelo corredor, faz uma meia volta se jogando na parede, e corre alucinadamente em sua direção, quando acha que vai colidir, novamente faz uma meia volta e corre em direção ao corredor. Quando pensa em levantar, ele mesmo já parou e volta a deitar ao seu lado como se nada tivesse acontecido. Momentos de yahoo, ou explosão de energia... Caso isso estiver acontecendo, adicione alguns minutos a mais na caminhada da manha.

Como Terrier, os estímulos que falei anteriormente são muito necessários. São cães realmente inteligentes que ficam entediados sem estimulo mental e físico. O AmStaff precisa do exercício para suas necessidades físicas e o contato humano para o estimulo mental. Já que muitos falam em números, diria que no mínimo seu cão mereça pelo menos 30 minutos de manha e outros 30 minutos a noite de passeios diários. Isso não fara bem apenas para ele, mas para você proprietário, e para o vinculo de amizade confiança entre cão e homem. Como falei, estas caminhas servirão para o AmStaff fortalecer a musculatura, aliviar o stress, e receber estímulos do mundo de fora! Mas o melhor mesmo é o tempo que vão passar juntos!

Não há necessidade de correr, atrelar o cão a uma bicicleta e pedalar, tão pouco de por o cão em uma esteira para se exercitar. São alternativas, mas não há necessidade. Para o proprietário bastante ativo e esportivo, não espere que seu cão consiga lhe acompanhar desde o começo em suas atividades, de tempo a ele e aumente gradativamente a quantidade de exercícios. A tentativa de “BOMBAR” o cão jovem, e bastante contraria, e não deve ser feita em excesso nos primeiros 2 anos do cão. A musculatura de um AmStaff pode chegar ao ponto máximo por volta do quarto ano, e forçar esta musculatura muito cedo, pode causar lesões em tendões e ligamentos.

Importantíssimo lembrar que JAMAIS deve-se alimentar seus cães imediatamente antes ou depois de se exercitarem. Isso pode causar uma rotação gástrica e eventualmente levar o cão a óbito. Exercício pesado nas horas mais quente do dia também não é recomendável, nem para o cão nem para o proprietário.

Em breve mais um artigo sobre AmStaffs e esportes na agua!


Nenhum comentário: